Em um cenário em constante evolução como o do varejo, a forma de interação entre shoppers e as marcas das indústrias está passando por uma profunda transformação.
E se houvesse uma estratégia que pudesse acelerar as vendas de maneira única? Bem, ela já existe!
O Retail Media já é uma realidade, e os varejistas estão construindo estratégias para impulsionar suas vendas e influenciar a decisão de compra do shopper por meio desse canal altamente segmentado, com mensuração completa de toda a jornada de compra.
Mas afinal, o que é uma Rede de Retail Media e como ela conecta indústrias, varejistas e influencia o shopper?
Neste blog, vamos explorar o conceito de Rede de Retail Media e entender como ele beneficia cada parte envolvida, revolucionando a maneira como a publicidade é feita no ambiente do varejo.
Aproveite o conteúdo!
Rede de Retail Media: Explorando o conceito!
Antes de explorarmos o conceito de Rede de Retail Media, é importante compreender o contexto no qual essa estratégia surgiu e se desenvolveu.
Uma mudança significativa no comportamento dos consumidores ocorreu com a ascensão do comércio eletrônico e a transformação digital que impactou o setor varejista.
Muitas marcas perceberam a importância de se adaptar a esse novo cenário e investiram em aplicativos móveis que proporcionassem aos clientes uma experiência de compra conveniente, permitindo que realizassem suas compras e recebessem os produtos diretamente em suas residências.
Essa tendência já estava em ascensão antes mesmo do surgimento das Redes de Retail Media.
No entanto, a pandemia acelerou ainda mais essa transformação, impulsionando o comércio online e tornando esses sites e aplicativos essenciais para a geração de receita dos varejistas.
Essa mudança no comportamento dos consumidores resultou em uma nova forma de publicidade, dando origem às Redes de Retail Media!
E o que são essas redes?
Uma Rede de Retail Media é formada quando varejistas estabelecem um ecossistema de anúncios dentro de sua própria rede, ou seja, em seus ambientes online (canais digitais: sites, aplicativos etc.), como também em ambientes offline (loja física). Além de englobar esses canais onsite (próprios do varejista), também envolve os canais offsite (em ambientes de terceiros).
Essa abordagem permite que a própria loja varejista veicule anúncios direcionados aos clientes que acessam os seus canais de venda.
Podemos considerar esse formato como uma forma de publicidade em formato digital ou físico dentro do ambiente de compra.
E o melhor: os anúncios de Redes de Retail Media podem ser exibidos e segmentados para diversos tipos de mídia, abrangendo diferentes momentos da Jornada de Compra.
Essas mídias incluem:
- Páginas iniciais: capta a atenção dos consumidores desde o início da navegação;
- Páginas de categorias: direciona o anúncio especificamente para os interesses e preferências dos consumidores em cada categoria;
- Páginas de busca: possibilita que as marcas se destaquem e ofereçam opções relevantes para os consumidores que estão procurando por algo em particular;
- Páginas de detalhes de produtos: um local estratégico para exibir anúncios relacionados, sugerindo produtos complementares, oferecendo descontos ou destacando características adicionais.
Adicionalmente, os anúncios também pode ser exibidos em:
- Telas dentro das lojas físicas (offline): anúncios estrategicamente posicionados dentro do estabelecimento, permitindo que as marcas promovam seus produtos ou serviços diretamente aos clientes presentes no local;
- Anúncios em ambientes de terceiros, ou seja, fora do ambiente proprietário do varejista (offsite): esses anúncios podem ser veiculados em diferentes plataformas ou sites que não pertencem diretamente ao varejista.
E qual é a eficácia dessa estratégia?
A eficácia da Retail Media está diretamente relacionada ao fato de que os compradores são mais receptivos a anúncios quando estão em processo de compra, em comparação a outras atividades do dia a dia.
Essa predisposição favorável permite que a estratégia atinja seu objetivo de maneira mais efetiva.
Além disso, um elemento-chave que impulsiona o sucesso da Retail Media é a personalização!
Ao utilizar esse canal altamente segmentado, os varejistas e marcas têm a oportunidade de se conectar de maneira direta e impactante com seu público-alvo, aumentando as chances de conversão e impulsionando as vendas.
Com isso, as marcas e varejistas podem potencializar seus esforços de marketing, otimizando o retorno sobre o investimento e maximizando os resultados alcançados.
Essa estratégia proporciona um canal de comunicação poderoso e direto, capaz de impulsionar o crescimento do negócio e criar uma experiência de compra única para os consumidores.
Não é surpresa que o mercado de Retail Media esteja crescendo de forma exponencial, apresentando um potencial significativo para todos os envolvidos, como você pode conferir em nosso outro artigo: Retail Media no mundo: Um mercado em expansão exponencial com potencial de atingir US$75 bilhões até 2026!
A seguir, conheça as vantagens específicas que a Rede de Retail Media oferece para indústrias e marcas, varejistas e consumidores!
Rede de Retail Media: Vantagens
A definição de um ecossistema de Retail Media traz benefícios diretos e significativos para todas as partes envolvidas no cenário do varejo.
Fique por dentro de todas as vantagens que ela oferece:
Vantagens para os anunciantes (indústrias e marcas):
- Acesso a dados primários confiáveis coletados e mantidos pelos varejistas, em vez de dados terciários coletados por meio de métodos como cookies;
- Acesso a um público altamente segmentado e qualificado;
- Possibilidade de direcionar mensagens e ofertas de forma personalizada;
- Maior visibilidade e presença no mercado;
- Fortalecimento da imagem da marca;
- Análise detalhada de métricas e dados para mensurar o impacto das campanhas;
- Insights para decisões estratégias como, por exemplo, alocação de recursos.
Vantagens para varejistas:
- Monetização de espaços físicos ou digitais por meio de parcerias estratégicas com marcas;
- Fortalecimento do relacionamento e sinergia com as marcas;
- Oferecimento de uma experiência enriquecedora e personalizada aos consumidores;
- Novas fontes de receita para o varejista;
- Melhor compreensão dos hábitos e preferências dos consumidores.
Vantagens para os shoppers, clientes do varejo:
- Acesso a anúncios e conteúdos personalizados e relevantes;
- Experiência de compra fluida e integrada entre diferentes canais de varejo;
- Promoções exclusivas e descontos personalizados;
- Controle de preço: com a geração de receita para os varejistas por meio dos anúncios, eles têm menos urgência de aumentar os preços;
- Sensação de gratificação e fidelidade com as marcas e varejistas;
- Informações consistentes em todos os pontos de contato com a marca.
No próximo tópico, você vai conhecer alguns exemplos inspiradores de Redes de Retail Media.
Exemplos de varejistas que possuem suas próprias redes de Mídia
Existem várias marcas que possuem suas próprias Redes de Retail Media para aproveitar as vantagens desse canal de publicidade altamente segmentado e direcionado.
Alguns exemplos notáveis incluem:
Amazon Ads:
A Amazon é uma das maiores varejistas online do mundo e possui uma robusta rede de Retail Media. Sua plataforma de anúncios, Amazon Ads, permite que marcas anunciem diretamente em seu site, aplicativos e dispositivos, alcançando milhões de consumidores.
Walmart Media Group:
O Walmart, uma das maiores redes de varejo físico e online, também possui sua própria rede de Retail Media. Através do Walmart Media Group, marcas podem veicular anúncios direcionados aos consumidores durante suas compras no site e nas lojas físicas.
Target Circle:
A Target, conhecida rede de varejo nos EUA, lançou o programa Target Circle, que oferece aos clientes benefícios exclusivos e personalizados, além de permitir que marcas anunciem de forma direcionada para os consumidores dentro da plataforma.
Best Buy Ads:
A Best Buy, uma das principais redes de varejo de eletrônicos nos EUA, possui sua própria rede de Retail Media chamada Best Buy Ads. Essa rede oferece oportunidades de publicidade altamente segmentadas para marcas que desejam alcançar os clientes da Best Buy.
Raia Drogasil:
A Raia Drogasil (RD), maior rede de farmácias do país com mais de 2.600 lojas, está acelerando a execução da sua plataforma chamada de RD Ads.
A empresa pretende aproveitar o conhecimento adquirido em hábitos dos consumidores nas categorias de beleza, saúde e bem-estar para direcionar os anúncios, com mensuração da conversão em compra.
Ficamos felizes em compartilhar com você todas as vantagens da Rede de Retail Media para indústrias, varejistas e shoppers. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhá-lo com outras pessoas interessadas no assunto.
Aproveite e leia também outros artigos valiosos em nosso portal:
- Retail Media: Fique por dentro da 3ª onda da publicidade digital!
- Retail Media no mundo: Um mercado em expansão exponencial com potencial de atingir US$75 bilhões até 2026!
- Trade Marketing e Retail Media: Estratégias complementares que impulsionam os resultados de marcas e varejistas!
Além disso, convidamos você a seguir o Retail Media Club em nossas redes sociais, como LinkedIn, Instagram e Facebook, para ficar atualizado com mais insights, tendências e novidades sobre o universo do Retail Media.
One Comment